Volto a falar sobre a
artista plástica paulista Yuli Yamagata. Os textos e análises semióticas a
seguir são inteiramente meus. Boa leitura!
Acima, A Guy. Temos aqui um rosto triste, com um olho só, numa
perplexidade, num abandono, na Vida mostrando toda a sua dureza, no poder que
as catarses têm em lavar a alma do artista. A boca aqui parece uma lagarta,
planejando dar a volta por cima, transformando-se em uma majestosa e colorida
borboleta, numa pessoa que, antes subestimada e considerada um patinho feio,
volta e mostra a que veio, na inesquecível frase de uma grande professora: “Não
deixe o fracasso lhe subir à cabeça”. A cor rosa aqui é de bebê, e podemos os
inevitáveis choros, muitas vezes em plena madrugada, encurtando a noite de sono
dos pais que se veem com a enorme responsabilidade de criar uma criança.
Podemos sentir aqui o cheirinho de talco, num indivíduo que, desde pequenino,
depara-se com os rituais de purificação que são os banhos, como me narrou minha
mãe: Quando ela teve minha irmã, o primeiro banho foi tenso, nervoso, inseguro.
Depois, quando me teve, o primeiro banho foi mais tranquilo, pois minha mãe já
era marinheiro de segunda viagem, pois tudo é oportunidade de se aceitarem
desafios, como ingressar num curso universitário e se esforçar para caprichar
nos trabalhos exigidos pelos professores, numa oportunidade de crescimento e
superação. Uma grande lombriga cruza a obra, discreta, da cor do fundo, como
numa esperteza de camaleão, numa malandragem moldada por muitos anos de
evolução, de seleção natural – a esperteza instintiva é passada de pai para
filho, como numa pessoa que, apesar de não ter tido a oportunidade de estudar,
tem um instinto de esperteza muito maior do que muitos garotos ricos que têm
acesso a caras instituições de Ensino. O olho aqui está arregalado, sem
pálpebra, como no tenso olho de Sauron, o senhor maléfico de Tolkien, o
terrível olho onisciente, assustador, malicioso, fascista, esmagador,
psicopático. No canto direito superior, vemos um rasgo, um estupro, uma
violação, como no ato estuprador de se abrir uma embalagem de produto, no
prazer da violação, como entrar na casa de uma pessoa, sentindo ali o hálito do
lar, o hálito do anfitrião, no modo como nem todas as pessoas são excelentes
anfitriãs, negando um simples cafezinho à visita. O olho aqui é hipnótico,
estático, talvez num bebê que está recém abrindo os olhos, conhecendo o Mundo e
as pessoas. O rasgo aqui revela um fundo branco, como no acidente de uma sonda
em Marte, a qual, por acaso, acabou revelando gelo logo abaixo do solo
marciano, numa prova de que os sustos, as falhas e as imprevisibilidades acabam
por ajudar, no popular ditado de que Tao escreve certo por linhas tortas, num
Pai que, além de amoroso, é muito, muito engraçado, num espírito de palhaço, no
modo como é privilegiada a pessoa que aprecia as ironias da Vida em geral. O rosa aqui revela
um quarto de menina, pois o indivíduo, mesmo antes de nascer, já é soterrado
pelos preconceitos de Mundo, numa imagem de ultrassom da barriga materna, sendo
o Mundo um lugar tão duro em relação a tais preconceitos, como num reino
inteiro tendo expectativas viris em relação a um príncipe recém nascido, numa
pressão esmagadora, num indivíduo que se vê numa cilada terrível, a qual só
pode ser vencida com muita força e coragem – nunca deixe o Mundo lhe dizer como
você tem que viver, rapaz. A cobra aqui cruza o quadro de ponta a ponta, talvez
querendo separar o quadro e organizá-lo, como o que faço aqui, analisando parte
por parte para, no final, ter uma visão abrangente, tentando entender o ímpeto
do artista por trás da obra. Na porção inferior da obra, vemos um dissidente,
um rebelde, uma pessoa querendo avidamente se libertar, como numa pessoa internada
psiquiatricamente, contando os minutos para receber alta, como num homem certa
vez narrou que, em um sonho, ia entrando num lindo salão, cheio de gente bela, e
uma dessas pessoas veio a este homem e disse-lhe que ainda era cedo para o
retorno ao Lar, ao apolíneo salão, no modo como temos que cumprir uma certa
missão antes de voltar à maravilhosa Dimensão Metafísica, o lugar onde a Vida é
mais simples.
Acima, Color Ovo. Um Céu de Brigadeiro desponta majestosamente, como no
céu do televisivo infantil Teletubbies, com uma criancinha alegre e sorridente
sendo um Sol radiante, no carisma de uma Zila Turra, uma rainha da Festa da Uva
caxiense, uma rainha de simpatia arrebatadora. Este quadro tem certas
protuberâncias da mesma cor de azul, como no diabólico Alien do Cinema, saindo dolorosamente
do estômago da vítima e rasgando a pele da vítima para sair. É um relevo, uma
marca geológica, com tantas colinas e montanhas submarinas, escondidas nos
segredos profundos do Mar, a Mãe Iemanjá primordial, como na mãe de Dalí,
posando nua num divertido Complexo de Édipo. Aqui, temos a candura de desenhos
infantis, como nos trabalhinhos feitos na Escola. Na porção superior, vemos um
ovo frito, no modo como muitas pessoas gostam de comer um bife com tal ovo. O
ovo é a nutrição, a luta diária pelo pão sagrado. O ovo é o mistério da Vida,
como cachorrinhos nascendo numa ninhada, no poder que a Mulher tem em trazer Vida ao Mundo,
como diz uma canção cantada por Cher: “É um mundo de homens, mas um mundo que
nada seria sem uma mulher ou uma garota”. Então, é constituída a Sociedade
Patriarcal, numa espécie de “vingança”, no Homem querendo ser tão poderoso
quanto a Mulher. O ovo é a revelação, com a casca sendo desbravada e o interior
ser revelado, numa dourada manhã de Páscoa, com os milagrosos ovos surgindo
como mágica em uma cesta, como na cesta que carregava uma menina muito bonita
em primeiro cortejo alegórico da Festa da Uva, uma menina que, apesar de ter a
identidade perdida, foi a inspiração comunitária para a eleição de uma rainha,
de uma representante, num momento em que o Masculino se curva perante Feminino, pois cada sexo tem seus encantos. O
ovo é o mau gosto de um trote numa brincadeira estúpida, que só agride. Abaixo
do ovo, uma faixa verdejante, em vastos campos, cavalgados, no prazer da Vida
ao ar livre, num Ser Humano que, infelizmente, só admira os palácios, ignorando
as vestes majestosas e maravilhosas dos campos e das florestas, com a rica
seiva sempre fluindo, sempre nutrindo, no modo como Tao é a grande teta que
nutre todos os planos do Universo, numa mãe capaz de fazer de tudo pelos
filhos, como uma cachorrinha que tive, a qual ficou desnutrida por ter tanto amamentado
as crias. No centro do quadro, vemos uma espécie de girafa cor de rosa, nos
incertos traços do desenho infantil, numa criança se esforçando para expressar
o que lhe vêm à mente. O pescoço é forte e enorme, descomunal. O pescoço é o
esforço, o empenho, na lida diária para trazer o alimento à mesa. A cabeça é
enorme, desproporcional. A cabeça é o que mais interessa, que é a Inteligência
e o Amor, no modo como, se uma pessoa é basicamente boa, tudo o que tem a fazer
é expressar Inteligência. A cabeça aqui é um grande olho, ou um balão
estressado, pronto para entrar em colapso e explodir, como numa panela de
pressão, esquecida no fogo, não mais conseguindo suportar tanta pressão,
explodindo impiedosamente, como uma pessoa que está farta de sofrer pressões,
como numa Whitney Houston, a infeliz cantora que perdeu a voz pelas drogas,
numa artista que passou a sofrer enormes pressões após lançar um dos maiores
megahits da História – I Will Always Love
You. Se obtenho sucesso, serei cobrado a me manter em tal nível doce de
reconhecimento. No entanto, os altos e baixos são inevitáveis. Em um dos cantos
do quadro aqui, um elemento que parece ser um pé de meia multicolorido, na
inevitável bagunça de um quarto de adolescente, ou numa casa com criança
pequena, sempre com brinquedos espalhados pelo chão, numa mãe em um constante
trabalho de reorganização. Ao redor desta meia, uma meia maior, dourada, numa
taça de campeonato, num momento que se assemelha à Glória Metafísica, uma
glória inacessível ao Mundo Material. E em outro canto aqui, uma fagulha rubra,
numa vontade incessante de trabalhar e brilhar, ardendo no Céu como a Estrela
Rubra dos batalhadores.
Acima, Diabo. O Diabo é o mundano, na loucura de uma pessoa que não quer se
desapegar de suas cargas materiais, negando-se a deixar para trás, no
Desencarne, tudo o que corresponde ao Mundo Físico, num prisioneiro que não que
sair da prisão, numa pessoa que não quer a sensação redentora de chegar em casa
e retirar de si a máscara higiênica antiviral. O Diabo é um mito, pois não há
contraponto de Tao, pois este é absoluto, soberano em quaisquer planos. O
Umbral, que os católicos chamam de Inferno, é ausência, é carência de Amor,
pois não existe Ódio – somente falta de Amor. O que existe, isto sim, são espíritos
que vagam pelo Umbral, maliciosos, sádicos, malévolos, que passaram suas vidas
na Terra tentando subjugar seus irmãos de caminhada, num espírito malévolo, que
perdeu tempo, muito tempo, numa pessoa que, naquela encarnação, não tinha
chance alguma de regeneração, necessitando de muitas encarnações para se
purificar e tomar consciência da Virtude e da Irmandade – é uma longa
caminhada, num Pai que sempre perdoa, visando o aprimoramento do filho, num Tao
que quer ter orgulho de nós. Um dos cornos do diabo extrapola o quadro, numa
invasão, numa violação, num estupro, como um rei querendo saquear o reino
vizinho, num vizinho que não tem a noção de que qualquer vizinhança boa tem que
ter Paz. O diabo aqui tem um rosto todo vermelho, tal qual uma pimenta, numa
fascinante comida condimentada, apimentada, numa apimentada Scarlet O’hara, num
gênio forte e rebelde, numa personagem que teve que tirar força da fraqueza. É
como na sala de estar de uma pessoa que conheci, com uma parede toda pintada em
vibrante vermelho, um elemento decorativo que atiçava nos convidados um
comportamento apimentado, ousado, às vezes impulsivo, como numa bruja que vi em Porto Alegre, uma
vistosa mulher em um vestido vermelho, da cor do sangue, da cor do que nos faz
humanos, na beleza eterna da juventude verdejante, abundante, com pulsante seiva
rubra, na icônica imagem de uma jovem Marilyn Monroe nua em uma cama com um
lençol de seda rosa, ou de algo que o valha, numa artista que tratou de
estimular e provocar o espectador, no dever da Arte, que é nunca passar
despercebida, sempre atiçando o fogo, sempre trazendo Vida e renovação, sempre
com novidades, como numa Paris pulsante, no nervo do Mundo Ocidental, num
Louvre inesgotável. Aqui, temos uma máscara, numa fantasia de carnaval
veneziano, como na magia de um Halloween, com as pessoas expressando suas
fantasias, num ato de diversão, colorido, provocante. O manto deste diabo é de
cor vinho, no prazer de, depois de um dia de disciplina e atividade, abrir uma
garrafa e apreciar num Sol poente, no dia que morre rubro, tal qual um fatal
tango, na cor bordô de um vinho chileno. Este quadro tem uma grande porção
negra, da cor do Umbral, sem noção, sem placas, sem referência, num espírito
que está deprimido e desnorteado, numa crise que se desdobra em toda a sua
seriedade. É um túnel sem luz no final, algo que exige paciência e persistência
da pessoa, pois ninguém pode ir de zero a cem em um piscar de olhos, nos longos
processos necessários da Vida. Vemos aqui uma porção rosa bebê, numa candura,
no cheirinho de talco de bebê, na enorme responsabilidade que é cuidar de um
infante, tentando incutir valores morais na mente deste, como meu pai, que sempre
dizia: “A melhor hora para parar de fumar é antes de começar a fumar”, por
exemplo. Vemos aqui algumas nesgas de verde, num campo de futebol, nas comoções
competitivas que levam multidões aos estádios e vendem enormes espaços comerciais
pela televisão, na diversão que é a competitividade da Vida em Sociedade, como
dois homens num octógono, chegando a sangrar no ringue, tal a dedicação. Vemos
uma nesga de Céu de Brigadeiro, na esperança de que, em meio à escuridão
umbralina, sempre há um irmão estendendo suas mãos para mim, para que eu saia
de tal contexto degradante – os anjos existem, e são nossos irmãos, nossos
iguais – só é mendigo quem o quer.
Acima, French Kiss. Yuli adora beijos, e de língua, como na lasciva personagem
Perséfone de Matrix, sempre querendo
beijar na boca para ter experiências sensoriais. Aqui, vemos um escorpião,
perigoso, venenoso, e temos que manter distância desta “ponta de faca”,
deixando a faca lá, quietinha no canto dela. É a força da Natureza, servindo de
almoço para predadores resistentes a tal tóxico, na grande piada que é a Cadeia
Alimentar, num ciclo que se fecha com perfeição, tal qual um intrincado enredo
policial. O escorpião é aqui um intruso, como numa grande e peluda aranha que
vi, ameaçadora, amedrontadora, perversa, num bichinho que causa tanto medo,
como no inocente fantasma Gasparzinho, sempre assustando pessoas das quais
queria ser amigo, num personagem triste e melancólico, que fala sobre preconceito
e estigma, como no estigma que acompanha os ciganos, por exemplo, no estigma
que cobre quem circula por algum submundo, algum gueto. Neste quadro vemos
listras aristocráticas, disciplinadas, no modo como Evita, que tanto odiava a Aristocracia
Argentina, imitava o estilo das damas ricas daquele país, numa relação de Amor
e Ódio, como num certa artista, a qual, inconscientemente, ama e odeia uma
certa estrela mais famosa e mais bem sucedida, pois Raiva e Admiração andam
juntas. Vemos aqui gotas, como lágrimas, como uma pessoa saindo de um redentor
banho depois de um dia de sujeira, bactérias e poeira. É como na imagem do
palhaço que, apesar de trazer alegria ao Mundo, chora por dentro, numa carência
afetiva, numa melancolia existencial, deparando-se com a inevitável dureza de
tal existência. Aqui, a boca negra beija a boca verde, num relacionamento
feliz, com o casal tomando café da manhã juntos, com um sentado no colo do
outro, trocando beijinhos, pois a riqueza da Vida está em simples aspectos, e
não em castelos de ouro maciço – você não precisa ser dono de meio Mundo para
ser feliz. O fundo deste quadro tem uma cor incerta, no termo divertido “cor de
burro quando foge”. É um rosa bebê acinzentado, numa cor incerta como bege,
neutra, nunca revelando completamente o que quer ser, numa pessoa reservada,
que nunca entrega o jogo, agindo silenciosamente, cuidadosamente, nos
bastidores, num processo longo que se desdobra discretamente, pois como posso
surpreender se não sou subestimado? É como Jô Soares, que surpreendeu a todos
tornando-se um exímio entrevistador, sacudindo a poeira em sua vida,
reinventando-se – Vida é uma hecatombe nuclear da qual precisamos sair vivos.
Aqui, há algo mútuo entre estes namorados, pois um se entrega nos braços do
outro, como na obra de um certo artista plástico, com duas figuras humanas em
gesso, em tamanho natural, com uma se jogando dos braços da outra, numa
rendição bela e cálida. Vemos aqui uma gotinha prateada, no termo silver screen para designar o Cinema, no
modo como a Arte tem essa capacidade de fazer com que as pessoas sonhem, pois a
Vida não é só carpir um lote; é também sonhar em atingir níveis desafiadores,
ao contrário de uma pessoa que é somente dona de casa – ninguém precisa ficar o
dia inteiro cuidando de uma casa, como numa Grace Kelly, que largou uma
carreira brilhante, e largou tudo por um caralho coroado, desculpe o termo
chulo. Entre essas bocas desses amantes, uma faixa cor pêssego, perfumada, no
modo como os perfumes finos vendidos em lojas fazem metáfora, giram em torno do
que importa, que é o perfume existencial da bondade, da virtude, pois de que
adianta eu ser um assassino malévolo cheirando a um carésimo perfume Versace?
Os dentes de uma boca são azuis, no modo como o Céu Metafísico parece ser mais
vibrante do que o Céu Material, quando, na verdade, têm a mesma intensidade –
tudo depende de um estado mental. E vemos uma discreta faixinha bordô, numa
espécie de Barbie séria, adulta, consciente das carências e das feiuras do
Mundo, como numa linda psiquiatra que conheci, um mulherão balzaquiano.
Acima, Língua Dobrada. Parece um intestino, processando a comida, nos
processos da Vida, os quais levam seu tempo para um desdobramento. É como na
impactante cena de guerra de um filme de Spielberg, com soldados feridos, com
suas tripas para fora, desesperados, recolhendo suas tripas e buscando
recolocá-las na barriga. Aqui, é como uma grande linguiça, no divertido termo
“encher linguiça”, que é quando alguém faz algo para ludibriar o espectador, no
termo “embromar” ou “enrolar”. É como uma grande serpente, quando vi certa vez,
no asfalto de uma estrada, uma agonizante cobra atropelada, quase partida em
duas. É a magia das serpentes, movimentando-se como água escorrendo, no modo
como em certas culturas as serpentes são seres de fertilidade e fluidez, quando
que, em outras culturas, as serpentes são linkadas ao Mal, como na maliciosa
serpente do Éden, seduzindo o Ser Humano e conduzindo este para o descaminho,
na misoginia que coloca uma mulher como a causadora de todas as desgraças da
Humanidade, tendo o Homem como o sexo perfeito, o sexo primordial, no infeliz
modo como as próprias mulheres são machistas... Yuli adora bocas, e aqui temos
uma bocona aberta, como num consultório de dentista. O fundo da boca é negro e
misterioso, sem revelar o que há por trás, nos mistérios da Fé, exigindo que
acreditemos na Vida pós Morte mesmo não tendo provas científicas de que a Vida
na Terra é sucedida por uma Vida desprendida e gloriosa, no grande plano divino
para conosco, num Pai que quer o melhor para seus filhos, seus adorados
príncipes – somos todos especiais, todos fruto de uma divina concepção, mas o
problema é que, na Terra, há uma dúvida cinzenta, entre Céu e Inferno, num
fechado e misterioso dia nublado, encoberto, cinzento, numa fria tarde de
Inverno, na qual tudo o que queremos é entrar debaixo de uma coberta e comer um
pinhão quentinho, nos prazeres simples do aconchego, da despretensão, no prazer
de se deparar com uma lareira em uma fria e úmida tarde de sábado invernal – a
maravilha da Vida está na Simplicidade. Aqui, temos uma descomunal língua, numa
língua de serpente, farejando presas, ratos desavisados, no modo como a pessoa
tem que tomar cuidado para não se tornar uma presa de psicopatas ardilosos e
manipuladores, pois os “vampiros” estão entre nós... Aqui, os dentes são
amarelados, dourados, talvez num implante de dente de ouro, nos tesouros de um
túmulo faraônico, nas tentativas humanas em compreender o Desencarne, pois, na
Vida, nada mais natural e inevitável do que a Morte, na dificuldade que um
psiquiatra – com todo o respeito que tenho pela Psiquiatria – tem em ter Fé para esperar uma
vida leve, produtiva e maravilhosa, reencontrando-se com entes queridos, no
fato de que os vínculos de família não se desfazem com o Desencarne, fazendo
com que sejamos eternamente gratos a nossas próprias mães, essas pessoas sem as
quais nossa encarnação não teria sido possível, numa espécie de ponte, que nos
transporta entre uma fase anterior e uma fase posterior. Aqui, é como uma
criança sapeca mostrando a língua, na simplicidade da cabeça da criança, na responsabilidade
que é incutir na cabeça infantil os princípios de virtude, causando
discernimento entre Bem e Mal; entre o que vale a pena e o que não vale, numa
criança que, desde cedo, nota a necessidade do aprimoramento moral, sendo
instruída a mentir o mínimo possível. Aqui, a boca está aberta e receptiva,
como num generoso anfitrião, fornecendo música e bebida aos convidados, no
prazer de se fazer uma bela festa de aniversário, nas festas metafísicas de
retorno, quando, depois do Desencarne, deparamo-nos com os entes queridos que
deixaram a Terra antes de nós, pois nada teria sentido sem a Eternidade – é uma
questão de pura lógica matemática, como num quebracabeça sendo pacientemente
montado. Delgados fios sustentam esta obra, no sentido de que a grosseria é
fraca e a fineza é fortíssima.
Acima, Pizza. A comida que veio da Itália para o Mundo, na universalidade
da Gastronomia, na sensação agradável de se receber uma pizza quentinha por
telentrega, podendo sentir, antes de abrir a caixa larga, o aroma dos
condimento, do queijo e do pepperoni – cozinhar nos faz humanos, no modo como
as especiarias orientais ganharam a Europa das Navegações. Aqui, não temos uma
pizza de perfeição geométrica, mas uma pizza deliberadamente imperfeita, no
modo como a Vida é naturalmente imperfeita, fazendo das irônicas imperfeições o
senso de humor divino, na virtude de uma pessoa que, mesmo envelhecendo,
permanece brincalhona e jovial, como na divertidíssima entrevistadora americana
Ellen, cujo passatempo preferido é pregar peças e assustar equipe, plateia e
convidados, na divertida reação da pessoa que é vítima do susto. Aqui, temos
uma pizza estranha, com cores que normalmente não vemos em pizzas. A borda é
marrom, talvez de chocolate, talvez dourada no calor do forno, num delicioso
queijo gratinado, no engraçado episódio de uma prima minha que, ao pedir uma
pizza por telefone, solicitou a pizza sem recheio na borda, mas o atendente
entendeu que ela queria a pizza sem qualquer borda, apenas com a parte interior
da pizza, entregando uma pizza debilitada! Esta pizza gira como uma roda, uma
mandala, como água abaixo pelo ralo, ou como uma galáxia girando, nos mistérios
da Cosmos – O que diabos há no centro de uma galáxia? O que faz tudo isso
funcionar? Aqui, a pizza é fatiada irregularmente, de forma extremamente
assimétrica, talvez numa partilha de herança, num irmão querendo passar o outro
para trás, nas patéticas guerras humanas em torno de poder e dinheiro, num Ser
Humano que, normalmente, e infelizmente, identifica-se sempre com a Matéria, e
nunca com o Espírito, no indagamento taoista – O que vale mais para você: ser
feliz ou só parecer ser feliz? Então, um infeliz mundinho de aparências fúteis
se constitui, e a pessoa se vê refém das expectativas do Mundo – ninguém diz a
você como viver, mas, mesmo assim, á uma armadilha. Portanto, mostre o dedo do
meio para o Mundo, pois que vida é esta, na qual sou um prisioneiro? Esta pizza
roda como uma roda, na vogue dos rodízios de pizza, na fartura interminável.
Vemos aqui gotas brancas, talvez de marshmallow. São gotas puras, de Paz, ilhas
de bem estar em meio a um Mundo tão instável e aguerrido, tão raivoso, tão
desprezando o cocidadão. São como manchas de Vitiligo, num espírito que, na
marra, tem que aprender a se desprender das vaidades mundanas, como se soubesse
que, no Mundo Real, ou seja, a nível metafísico, a Beleza é eterna e
inabalável, fazendo da Terra tal lar provisório, no qual Beleza não põe à mesa
– é um terreno de guerra, onde temos que ter espírito de coragem. Estas manchas
brancas são como roupas carcomidas por traças, nas imperfeições da Natureza,
num Mundo em que as imperfeitas traças são inevitáveis, como gramíneas
espontaneamente brotando das rachaduras em calçadas, no contraste entre
canteiros bem cuidados e canteiros mal cuidados; no contraste entre Amor e a
ausência deste. Esta pizza tem uma predominância rosa, feminina, no sabor
tuttifrutti de chicletes na Infância, a
época simples em que só temos que estudar e brincar. Esta pizza é divertida,
dinâmica, e parece ter vida própria. É como numa piscina, na qual o movimento
da água distorce as linhas retas dos azulejos, na liquidiscente sensação
gloriosa de prazer e libertação que é a Experiência Extracorporal, quando o
espírito se desprende provisoriamente do corpo carnal, numa sensação de Paz, na
qual percebemos a necessidade de aprimoramento técnico do espírito, num Pai que
não quer que entremos em
estagnação. Aqui, é como um clã de leões partilhando uma
gazela que foi capturada, no processo de crescimento de um filhote que começa a
se desinteressar pelas mamas da mãe e passa a achar interessante a carne
banhada de sangue, num processo de crescimento, numa criança que se
desinteressa naturalmente pelos brinquedos.
Referências bibliográficas:
Works. Disponível
em: <www.yuliyamagata.com>. Acesso em: 9 mai. 2020.
Nenhum comentário:
Postar um comentário